Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

SECRETÁRIO DE SAÚDE APRESENTA BALANÇO DA NOVA GRIPE EM VARGINHA.

E-mail Imprimir PDF

 O secretário municipal de Saúde Dr. Fausto Geraldeli Carvalho esclareceu a incidência da Influenza A H1N1 (Nova Gripe Gripe) em Varginha em coletiva à imprensa na manhã desta quinta-feira, 17 de setembro de 2009. O anúncio do primeiro caso confirmado da Nova Gripe no município foi feito oficialmente ontem à imprensa local através do Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS).

O caso confirmado é de uma mulher de 56 anos. A paciente foi internada para tratamento no Hospital Regional do Sul de Minas em 29 de julho, evoluindo para a cura, a mulher recebeu alta-médica no dia 31 de julho. O histórico realizado pela equipe de enfrentamento à doença no município registra que a paciente teve contato com pessoas com sintomas da Influenza A H1N1 no interior de São Paulo, dois dias antes de apresentar os sintomas. Os contatos e familiares foram monitorados adequadamente e submetidos ao isolamento (quarentena de 07 dias) e foram tomadas todas as medidas de precaução recomendas pelo protocolo do Ministério da Saúde e Gerência Regional da Saúde (GRS).

Varginha é considerada referência no enfrentamento à doença na região. De acordo com o secretário municipal de Saúde, os municípios vizinhos tem mantido contato com o governo municipal para buscar o conhecimento das ações implantadas na cidade para o acompanhamento e a prevenção à Nova Gripe.

 

No município, de abril até o dia 14 de setembro, foram 63 casos de pacientes internados com suspeita da Influenza A (H1N1), 32 pessoas do sexo masculino e 31 do sexo feminino. Desse total, 41 pacientes foram tratados com o medicamento Tamiflu, entre eles 13 gestantes. Foram coletados material para exames laboratoriais em 34 pacientes. Até agora, a SEMUS recebeu apenas o resultado de sete exames. Dos resultados enviados ao município, somente um caso da Nova Gripe foi confirmado. Outros 27 exames aguardam pelo resultado.

Dr. Fausto também esclareceu as duas suspeitas de mortes por Influenza A H1N1 ocorridas nos últimos dias. Um é de uma mulher de 60 anos de idade que foi internada no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Regional do Sul de Minas, no dia 11 de setembro, com quadro de doença respiratória aguda grave, febre, tosse, dificuldade respiratória e dor muscular. A paciente apresentava histórico de miastenia grave, pneumopatia crônica e obesidade. O tratamento com o Tamiflu foi administrado, porém, a paciente não resistiu e faleceu na última terça-feira (15).

O segundo caso suspeito de morte pela Nova Gripe ocorreu no último dia 16. Uma criança de 10 anos de idade, do sexo masculino, foi internada no dia 12 de setembro no CTI do Hospital Humanitas com quadro de saúde grave. Durante a internação a criança foi medicada com Tamiflu, mas não houve resposta satisfatória e o paciente faleceu.

Nos dois casos de suspeita de morte pela Influenza A H1N1, foram coletados material para exame e enviados para a Secretaria de Estado de Saúde, em Belo Horizonte. De acordo com o secretário municipal de Saúde, a expectativa é que os resultados desses exames devem ser enviados à SEMUS dentro de 20 dias.

Com a confirmação do primeiro caso de Nova Gripe em Varginha, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, reforça as medidas preventivas com relação à doença por meio de ações de orientação e prevenção à população varginhense.