
Na manhã desta sexta-feira, 11 de junho de 2010, o prefeito Eduardo “Corujinha” recebeu em seu gabinete a visita do supervisor do Escritório Regional da Junta Comercial do Estado em Varginha, Luiz Carlos Mangiapelo, que veio pessoalmente trazer boas notícias em relação aos trabalhos desenvolvidos pelo Minas Fácil na cidade.
O supervisor veio informar que o programa Minas Fácil, que conta com a parceria da prefeitura, se tornou uma referência em todo o estado de Minas Gerais pois, Varginha, é a cidade a oferecer o menor tempo de abertura de empresas através do programa, em todo o estado.
“Enquanto em Minas o prazo legal é de 10 dias, em Varginha a pessoa que desejar abrir uma empresa no município consegue fazer isso em apenas um dia, se toda a documentação estiver de acordo”, informou Luiz Carlos Mangiapelo.
O superintendente da Junta Comercial também veio à prefeitura para transmitir os agradecimentos do Coordenador Estadual do Minas Fácil ao prefeito “Corujinha”; já que de acordo com Mangiapelo, este sucesso só pode ser alcançado graças a eficiente parceria entre prefeitura e estado.
“Eliminamos a burocracia. Tanto na prefeitura quanto na Junta, todas as solicitações e consultas de viabilidade, que são feitas via internet, são respondidas o mais rápido possível e de posse das informações e dos documentos, a pessoa pode dirigir-se à Junta e abrir no mesmo dia sua empresa em Varginha. Isso só acontece tão rapidamente porque a prefeitura, Junta Comercial e Receita Federal fazem seu papel com eficiência, cumprindo a lei e agilizando o processo”, ressalta Luiz.
Tanta eficiência despertou não só reconhecimento como interesse. No estado são 30 unidades do Minas Fácil e Varginha está em primeiro lugar entre elas. Por este motivo, servidores de outras unidades estão vindo à cidade para passar por treinamento e conhecer o processo implantado aqui.
O Superintendente da Junta Comercial ainda reforçou: “o sucesso do programa depende muito da agilidade da prefeitura em responder às solicitações. Outros municípios não procedem desta maneira e isso emperra o processo. Por isso a coordenação do programa em Minas está indicando Varginha como referência e alguns municípios já agendaram visitas para conhecer nosso trabalho.”
Além da parte legal de resposta às consultas e solicitações de abertura de empresas, a prefeitura ainda disponibiliza à Junta dois servidores públicos municipais para os trabalhos do Minas Fácil.
“Pra nós é uma honra receber esta notícia e comprovar a eficiência do serviço público em nosso município. Estaremos sempre dispostos a empreender cada vez mais e sermos parceiros de bons programas,” disse o prefeito Eduardo “Corujinha”.
Participaram da reunião, além do prefeito e do supervisor da Junta Comercial, o Secretário Municipal de Fazenda, Luiz Carlos Maciel e o Secretário Municipal de Indústria e Desenvolvimento Econômico, Samuel Maganha.
Minas Fácil em Varginha: No ano de 2009 foram 328 aberturas de empresas no município. Só neste primeiro semestre de 2010, Varginha já formalizou a abertura de 300 novos empreendimentos. A Junta Comercial de Varginha atende 150 municípios e quem tiver interesse em abrir sua empresa basta entrar no site www.jucemg.mg.gov.br. Lá é feita a consulta inclusive se seu investimento tem viabilidade no município.
< Anterior | Próximo > |
---|