Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Começa construção de casas do “Minha Casa Minha Vida” em Varginha

E-mail Imprimir PDF
Serão investidos mais de 17 milhões de reais no empreendimento na cidade

O prefeito Eduardo “Corujinha” assinou na manhã desta quarta-feira, 09 de junho de 2010, o contrato para construção de 431 casas do programa do governo federal “Minha Casa Minha Vida” em Varginha.
CAIXA-01
De acordo com o superintende Regional da Caixa Econômica Federal, João Deon Pereira, que também assinou o contrato, este é o maior empreendimento do programa em todo o sul de Minas.
A construção começa imediatamente, no bairro dos Carvalhos. Os terrenos tem 200 m2 e as casas terão aproximadamente 38 m2 de área construída. Serão dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. As grandes inovações ficam por conta dos aquecedores solares e das adaptações para pessoas com deficiência física. A assessoria de comunicação da Caixa informou que todas as casas serão equipadas com aquecedores solares, o que significará não só economia na conta de energia elétrica como também construções ecologicamente corretas e 3% das moradias, ou seja, 13 casas, serão adaptadas para pessoas com necessidades especiais.
O procurador da construtora CCM – Construtora Centro Minas Ltda, Luiz Claudio Nunes; responsável pela construção das casas em Varginha, informou que o prazo para entrega do residencial é de 12 meses. “Nossa intenção é cumprir a risca o prazo e mais ainda, movimentar a economia local já que serão gerados 350 empregos diretos e 1000 indiretos. Também daremos prioridade para compra de todo o material de construção aqui mesmo na cidade”, disse o procurador.
“Depois de muito trabalho e negociações junto ao governo federal, Varginha comemora hoje mais esta conquista. A diminuição do déficit habitacional é uma significativa ação na área social de nossa cidade mas não vamos parar por aí. Já temos solicitação junto ao governo federal de mais 300 casas para famílias com renda de 0 a 3 salários. Não medirei esforços e conto com a ajuda de uma equipe muito empenhada em dar oportunidade à famílias que não teriam acesso à casa própria em outras situações. Estamos imbuídos do mesmo compromisso do governo federal que é de fazer a verdadeira justiça social no país, começando pelos municípios”, disse o prefeito Eduardo Corujinha durante sua fala na reunião de assinatura do contrato.
O Secretário Municipal de Habitação e Promoção Social, Miguel José de Lima, ressaltou que são cerca de 6 mil famílias, com renda de 0 a 3 salários mínimos, cadastradas no programa “Minha Casa Minha Vida” em Varginha. “Deixo aqui reforçado que o processo de escolha das famílias seguirá rigorosamente os critérios de seleção. Contaremos com o apoio, não só do Conselho Municipal de Habitação, como também da comissão especial de habitação criada para acompanhar todo o processo. Tudo será feito com a maior lisura “, acrescentou o Secretário.
O processo de seleção das famílias começa agora em julho e seguirá durante os próximos meses até a conclusão da construção das casas. O principal critério de seleção é a renda de até 3 salários mínimos, como afirma o chefe do Departamento de Habitação, Paulo Barbosa Vieira. “Equipes de assistentes sociais visitarão as famílias para confirmar as informações apresentadas na hora do cadastro. O levantamento socio econômico será o critério de maior relevância na hora da escolha”, disse Paulo Vieira.
Ao final da reunião, o prefeito agradeceu a presença de todos e novamente destacou o empenho de toda equipe da administração municipal em concretizar a vinda do programa “Minha Casa Minha Vida” para Varginha.
Participaram da cerimônia de assinatura do contrato, além do prefeito e do Superintendente da Caixa Econômica Federal, os gerentes regionais Jumar Gonçalves Neves e Joel Rodrigues Pereira; a gerente geral da Agência Varginha, Eleny Mello Figueiredo; a gerente de Desenvolvimento da Caixa, Maria Auxiliadora Silva Prado, o procurador da Construtora CCM, Luiz Carlos Nunes, os Secretários Municipais Raimundo Zaiden, Miguel José de Lima, Zé Dobrada, Jordálio Florêncio, Luiz Carlos Maciel, Flávio Prado, Henrique Lemes; o chefe do Departamento de Habitação Paulo Henrique Barbosa Vieira; o assessor do Deputado Federal Odair Cunha, Wellington Botrel e os vereadores Rogério Bueno, Renê da COHAB, Racibe Faria, Verdi Lucio Melo, Leonardo Ciacci, Reginaldo Tristão, Ronaldo Louzada, Tia Celinha e Fernando Guedes.

Minha Casa Minha Vida:
O programa, lançado em abril de 2009 pelo governo federal, tem como objetivo implementar o Plano Nacional de Habitação, construir um milhão de moradias, aumentar o acesso das famílias de baixa renda à casa própria e gerar emprego e renda por meio do aumento do investimento na construção civil. Até 27 de maio, foram assinados 454.828 contratos,  totalizando investimentos superiores a R$ 29 bilhões. O valor da prestação será de 10% da renda familiar bruta, não podendo ser inferior a R$ 50,00.

CAIXA-F
CAIXA-Z
CAIXA-P