Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial Saúde Unidades de Saúde CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL - VARGINHA (CAPS II)

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL - VARGINHA (CAPS II)

E-mail Imprimir PDF

Centro de Atenção Psicossocial - Varginha (CAPS II)

Coordenação: Enfermeira Vanda Maria da Silva Rodrigues.

Endereço: Rua Aristides Paiva, 1820, Vila Paiva.

Telefone: (35) 3690-2182 / (35) 3690-2313/ (35) 3690-2228.

Horário de funcionamento: 2ª à 6ª feira - Das 07:00 às 17:00.

e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

1- Apresentação Histórica

O Serviço iniciou suas atividades no município em 1986, com o nome de Serviço de Saúde Mental, após a contratação de dois psicólogos pelo Estado de Minas Gerias. Anteriormente, havia assistência psiquiátrica previdenciária em ambulatórios de postos de saúde, que obedeciam aos modelos de tratamento vigentes da época.

Com a implantação desse Serviço, iniciou-se a ruptura com o modelo tradicional de assistência psiquiátrica. Passou-se a adotar um novo modelo de assistência em Saúde Mental, baseado: no respeito ao paciente como pessoa, usuário e cidadão; na ética humanitária e humanista dos profissionais da equipe; e na ênfase ao atendimento ambulatorial prestado por equipe multidisciplinar.

Em 1990, o município assumiu o Serviço, ampliando-o com a contratação de outros profissionais: médicos psiquiatras, psicólogos, assistente social, terapeuta ocupacional, farmacêutico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem.

A partir de 1996, o Serviço passou a se chamar Núcleo de Atenção Psicossocial, compondo-se como uma unidade especializada em saúde mental, dentro do organograma de assistência configurado pela Secretaria de Saúde.

2- Objetivos do CAPS

O CAPS iniciou suas atividades em junho de 2005, sendo credenciado pelo Ministério da Saúde em 2007. Tem como objetivos: promover a cidadania dos portadores de transtorno mental no que diz respeito à dignidade, salvaguarda dos seus direitos e de liberdade, autonomia, integridade, reabilitação laboral, reinserção social e qualificação da vida.

3- A clientela

A clientela atendida é preferencialmente constituída de usuários em crises psíquicas graves e persistentes, evitando-se ao máximo a internação em hospital psiquiátrico. A abrangência da assistência do CAPS é restrita no âmbito do município de Varginha.

O CAPS atende atualmente aproximadamente 160 usuários em regime intensivo, semi e não intensivo, participando como serviço gerador das ações em saúde mental para outros profissionais e outros serviços de saúde do município, que contam com cerca de 1.500 usuários cadastrado em saúde mental.

Conta com uma equipe altamente qualificada, formada de médicos psiquiatras, psicólogos, enfermeiro, assistente social, terapeuta ocupacional, auxiliares de enfermagem, auxiliares de serviço público e geral, recepcionistas e guarda municipal.

4- Assistência do CAPS

Oferece as ações de: Recepção; acolhimento; reuniões da equipe; atendimento individual em psiquiatria; atendimento individual em psicologia; atendimento em Assistência Social; atendimento em Enfermagem, atendimento da Terapia Ocupacional, oficinas terapêuticas (Jardinagem; Artesanato; Oficina do corpo; Oficina de Cinema; Oficina de Jogos e esportes; Oficina de Contos; Oficina de rádio na Melodia FM); Celebração de aniversários e datas comemorativas; Reunião com famílias; Supervisão de estágios e apoio matricial em saúde mental para as unidades de saúde do município, além de outros.

5- Comemoração do Dia 18 de maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial

O CAPS realiza sensibilização social através de campanhas, passeatas, informações, capacitações, convocando a sociedade para participar de debates sobre a questão da hospilitazação psiquiátrica.

Atualmente é coordenado pela enfermeira Vanda Maria da Silva Rodrigues. A coordenação municipal de Saúde Mental é realizada pelo psicólogo Alessandro Caldonazzo Gomes, tendo a supervisão geral do Secretário de Municipal de Saúde Dr. Fausto Geraldeli Carvalho.

====================================================================================

IMAGENS

CAPS_1

CAPS_2

CAPS_3

CAPS_4

CAPS_5

CAPS_6

CAPS_7

CAPS_8

CAPS_9

CAPS_10

CAPS_11

CAPS_12