HISTÓRICO DA SAÚDE NO MUNICÍPIO DE VARGINHA
Com a consolidação do processo de municipalização de saúde, em dezembro de 1990, Varginha passou a gerenciar e operacionalizar os serviços públicos de saúde do município.
Desde então, a Secretaria Municipal de Saúde busca soluções para melhor atender aos anseios da população, com o objetivo de oferecer atendimento e prestação de serviços de qualidade aos usuários do sistema público de saúde.
Construir um sistema de saúde com princípios do SUS, buscando garantir assistência equânime, integral e resolutiva, sobretudo, com controle social, tem sido um processo coletivo de grande riqueza e de evolução contínua. Neste processo de construção, muitos são os atores envolvidos e comprometidos com a otimização da assistência à saúde da população e com a minimização das desigualdades sociais em nosso município.
A Secretaria Municipal de Saúde está habilitada na gestão plena da Atenção Primária à Saúde e seus recursos financeiros são movimentados pelo Fundo Municipal de Saúde.
Varginha possui hoje, 121.788 habitantes (DATASUS – 2009) e em virtude da nova legislação dos planos de saúde e o crescimento populacional do município, nossa demanda de usuários à procura de assistência e dos programas preventivos e educativos de saúde vem aumentando significativamente. Em contrapartida, o município também se evoluiu e se adaptou para atender à esse crescimento na demanda.
No ano de 2002 verificou-se um aumento significativo na oferta de consultas ambulatoriais e na realização de exames médicos, com mais profissionais das áreas básicas e especializadas atuando na rede de saúde municipal.
Considerando a criação de programas e projetos já preconizados pelo Ministério da Saúde em suas Políticas Públicas de Saúde e com a multiplicidade dos serviços de saúde à nível primário (assistencial, educativo e preventivo), secundário e terciário, houve a inclusão de novos profissionais técnicos nestes serviços de saúde, reforma e ampliação das Unidades de Atenção Primária à Saúde, criação de novas Unidades de Saúde da Família, dentre outras medidas para o atendimento aos usuários de forma humanizada, com equipes multidisciplinares e interdisciplinares.
Toda a Infra-estrutura do sistema público de saúde está organizada e hierarquizada com o objetivo de atender à demanda, tendo como “porta de entrada” a Atenção Primária, com suas Unidades de Atenção Primária à Saúde e Unidades de Saúde da Família, localizadas em bairros estratégicos para melhor acolher a população que necessite dos serviços de saúde.
A Atenção Primária caracteriza-se com a atuação de 10 UAPS na zona urbana, 05 UAPS na zona rural e 10 Equipes de Saúde da Família, estas últimas, por sua vez, compreendem os atendimentos e demais procedimentos das UAPS tradicionais acrescidos da rotina de trabalho conforme os princípios e diretrizes da Estratégia Saúde da Família
Na Atenção Secundária, o Município conta com Unidades de Atendimento Especializado (Núcleo de Atenção Materno Infantil, Banco de Leite Humano, Centro de Atenção Psicossocial, Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente, Policlínica Central de Especialidades, Centro de Fisioterapia, Centro de Especialidades Odontológicas e Centro de Reabilitação Física), além dos serviços de apoio do Laboratório Municipal, São Geraldo, Frota e Bioclínica. Diversos exames especializados são oferecidos de forma complementar, além dos convênios com clínicas e consultórios particulares.
A atenção terciária do município possui dois hospitais credenciados que prestam atendimentos ao SUS, com diversas especialidades médicas, inclusive hemodiálise, oncologia, procedimentos de alto custo, CTI adulto e infantil, UTI neo-natal, Centro Diagnóstico e outros.
Através da Secretaria Municipal de Saúde, outros serviços são prestados à população, tais como: Programa de Atendimento Domiciliar, Programa de Dispensação de Medicamentos, SOS, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Saúde Bucal, Tratamento Fora do Domicílio, etc.
De forma a oferecer sempre um serviço aprimorado de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde à todos os usuários que necessitem do Sistema Público de Saúde em Varginha, o município atua de forma humanizada, organizada e estruturada, acolhendo à população de forma eficiente, qualificada e resolutiva.
< Anterior | Próximo > |
---|