Página Inicial Saúde Unidades de Saúde UAPS/USF VARGEM (PSF Vargem)

UAPS/USF VARGEM (PSF Vargem)

E-mail Imprimir PDF

UAPS/USF VARGEM

Coordenação: Enfermeira Luciana Colchetto.

Endereço: Avenida dos Imigrantes, 3960, Vargem.

Telefone: (35) 3223-8720.

Horário de funcionamento: 2ª à 6ª feira - Das 07:00 às 17:00.

1 – Apresentação

A equipe do Programa Saúde da Família da Vargem atende às populações do Jardim das Oliveiras, Jardim Panorama, Vargem, Sete de Outubro, São Lucas e Zona Rural.

O bairro da Vargem foi o 1º bairro a se formar no município de Varginha. Embora por algum tempo ele tenha perdido seu foco de crescimento, agora está em pleno desenvolvimento com a construção de casas populares (7 de outubro), a implantação da Equipe de Saúde da Família, o Galpão de Café, loteamentos dos bairros Sagrado Coração e São Lucas e a construção do CEFET.

Com uma população de aproximadamente 3.100 pessoas, possui os seguintes atendimentos:

• Atendimento à saúde da criança;
  • Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento (CD) de crianças de 0 a 1 ano e 3 meses de idade;
  • Imunização segundo o calendário básico de vacina;
  • Atendimento à saúde da mulher;
  • Exames de prevenção do câncer do colo de útero;
  • Exame clínico das mamas;
  • Pré-Natal de baixo risco;
  • Consulta puerperal;
  • Acompanhamento da menopausa de acordo com a procura dos usuários pelo serviço;
  • Atendimento à Saúde do Adulto e Idoso;
  • Atendimento ao portador de doença mental;
  • Controle de Hipertensão Arterial e Diabetes;
  • Controle das Doenças de Notificação Compulsória;
  • Realização de Procedimentos como: curativos, injeções, inalações, retirada de pontos, controle de peso;
  • Atendimento à Saúde Bucal;
  • Educação em saúde: grupo de gestantes, hipertensos e diabéticos, grupo de mães;
  • Dispensação de medicamentos;
  • Visitas Domiciliares.

2 - Constituição e atribuições da equipe da UAPS/USF Vargem:

O Enfermeiro, que é o gerente da Unidade, é o responsável por planejar, supervisionar a equipe, dar assistência, visita domiciliar, grupo educação em saúde, acolhimento, procedimentos, CD, programa de HA e DIA, buscas ativas e triagem.

O Médico Generalista é o responsável por cuidar, dar assistência à comunidade, acolhimento, visita domiciliar, consultas, atendimento e educação em saúde promovendo mais qualidade de vida.

Os Agentes Comunitários de Saúde prestam acolhimento, acompanhamento mensal das famílias, visitas domiciliares, agendamento de consultas, educação em saúde (grupo), mobilização a comunidade através de reuniões, acompanhamentos e buscas ativas de hipertensos, diabéticos, gestantes e crianças.

O Auxiliar de Enfermagem presta o acolhimento, realiza pré-consulta, controle de hipertensos e diabéticos, grupo educação em saúde, visitas domiciliares e procedimentos em geral, tais como: curativo, retirada de pontos, injeções, entre outros.

O dentista presta atendimento à comunidade e escolares, dentro dos programas existentes, realizando atividades curativas e preventivas (palestra educativas, escovação supervisionada) e visitas domiciliares.

O Auxiliar de Dentista é responsável pela esterilização, biossegurança do consultório odontológico e visitas domiciliares.

O Nutricionista presta acolhimento, visitas domiciliares, consultas e orientações, assistência curativa e preventiva e grupos de educação em saúde.

O Fisioterapeuta faz acolhimento, visitas domiciliares, grupos de educação em saúde, assistência curativa e preventiva, consultas, orientações e acompanhamento aos pacientes em tratamento.

O Farmacêutico faz o acolhimento, orientações, entrega de medicamentos e organização dos mesmos.

O Auxiliar de Limpeza é o responsável pela organização e limpeza da unidade.

=====================================================================================

IMAGENS

VARGEM_01