Ouvidora do município participa de curso em Brasília

Objetivo é a troca de experiência e o aprimoramento da Ouvidoria de Varginha

A ouvidora municipal, Myriam Sant'Ana, acaba de retornar de Brasília (DF) onde participou, nos dias 30 e 31 de maio, do curso Gestão de Ouvidoria no Setor Público “Ênfase na Comunicação”. O curso foi ministrado pelo professor do Instituto Nacional de Capacitação, Luiz Carlos Iasbeck.

Entre os temas abordados na capacitação estavam: ouvidoria como área de comunicação organizacional, competências comunicativas, ética e cidadania em ouvidoria e como planejar o atendimento. “O conteúdo do curso foi muito útil para nossos serviços em Varginha. Trocamos experiência com ouvidorias de importantes entidades do país, como Caixa Econômica Federal e Correios”, disse Myriam.

A ouvidora ressaltou que o objetivo de participar do curso foi descobrir novas estratégias de atendimento à população e troca de informação. “Criamos um grande grupo que continuará o contato periodicamente”, completou. Myriam disse que voltou com novas ideias e projetos ligados ao “Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e adoção da pesquisa de satisfação. Queremos ainda expandir o acesso à informação, através da Lei 12.527”.

“Fiquei satisfeita ao notar que, comparando a outras ouvidorias, o município de Varginha está à frente da maioria das outras cidades, pois possuímos um atendimento informatizado e de fácil acesso à população”, finalizou.

2 mil acessos - A Ouvidoria Municipal atingiu, em maio deste ano, 2 mil acessos pela internet, através do site www.varginha.mg.gov.br. O espaço recebe sugestões, solicitações, reclamações e denúncias do cidadão que tem o pedido encaminhado diretamente à secretaria competente.

A ouvidoria integra a Secretaria Municipal de Governo (Segov) e é o canal direta de comunicação entre os munícipes e a Administração Municipal, bem como o prefeito Eduardo Carvalho Corujinha. O setor recebe reclamações, denúncias, solicitações e sugestões e as encaminha ao setor da Prefeitura responsável, bem como ao prefeito e secretários. A Ouvidoria acompanha o desenrolar dos problemas, com sigilo e cobra sua solução.

São quatro tipos de atendimento: denúncias (fatos graves contrários às leis municipais vigentes); solicitações (pedidos de serviços e de atendimentos); sugestões (para serem adotadas em qualquer setor da prefeitura); e reclamações (quando solicitações feitas anteriormente aos diversos setores da PMV não forem atendidas).

Além do contato pela internet, o atendimento da Ouvidoria ainda pode ser feito por escrito, telefone ou fax, através do 3690-2045, e carta (rua Presidente Antônio Carlos, 356, Centro).

Curso_Ouviddoria_1