Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial Legislação Municipal Leis 2014 LEI Nº 5.852 DISPÕE SOBRE OBRIGATORIEDADE

LEI Nº 5.852 DISPÕE SOBRE OBRIGATORIEDADE

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE VARGINHA

 

 

LEI Nº 5.852

 

 

DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE IMPLANTAÇÃO DE PONTO PARA ENTREGA VOLUNTÁRIA DE GARRAFA PET EM HIPERMERCADOS, SUPERMERCADOS E CONGÊNERES NO MUNICÍPIO DE VARGINHA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

 

 

O Povo do Município de Varginha, Estado de Minas Gerais, por seus representantes na Câmara Municipal, aprovou e eu, em seu nome, sanciono a seguinte Lei,

 

 

Art. 1º Fica instituída a obrigatoriedade de implantação de ponto para entrega voluntária de garrafa pet em Hipermercados, Supermercados e Congêneres no Município de Varginha.

Parágrafo único. O ponto para entrega voluntária das garrafas PET deve ser permanente, estar disposto em lugar acessível aos cidadãos, devidamente identificado de acordo com o enquadramento do resíduo pelas normas do Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA.

 

Art. 2º As garrafas pet recebidas através de entrega voluntária deverão ser acondicionadas adequadamente e armazenadas de forma segregada, obedecidas às normas ambientais e de saúde pública pertinentes.

 

Art. 3º O volume recebido de garrafas pet deve ser destinado a órgãos, Ong’s, cooperativas, associações e outras instituições que deem o tratamento reutilização e reciclagem apropriados, ou serem devolvidos aos seus fabricantes, fornecedores ou importadores.

 

Art. 4º Para o cumprimento desta Lei será necessário:

 

I - a implantação de coletores em local acessível e de fácil visualização;

II - o recolhimento periódico dos resíduos coletados e o envio deste para locais adequados, que garantam o seu aproveitamento, ou seja, sua reciclagem.

 

Art. 5º Fica terminantemente proibida a destinação final das garrafas pet em aterro sanitário.

 

Art. 6º Ficam proibidas as seguintes formas de destinação final das garrafas pet usadas de qualquer tipo ou características:

 

I - lançamento in natura a céu aberto, tanto em área urbanas como rurais;

II - queima a céu aberto ou em recipientes, instalações ou equipamentos não adequados, conforme legislação vigente;

III - lançamento em corpos d’água; banhados ou nascentes; poços ou cacimbas; terrenos baldios; cavidades subterrâneas; redes de drenagem de águas pluviais ou esgotos.

 

Art. 7º Os Hipermercados, Supermercados e Congêneres terão o prazo de 120 (cento e vinte) dias para se adaptarem as normas impostas por esta Lei, após a data de sua publicação.

 

Art. 8º A desobediência ou a inobservância de qualquer dispositivo desta Lei sujeitará o infrator às seguintes penalidades:

 

I - advertência por escrito, notificando-se o infrator para sanar a irregularidade no prazo de trinta dias, contados da notificação, sob pena de multa;

II - não sanada a irregularidade, será aplicada multa no valor de R$ 362,00 (trezentos e sessenta e dois reais), reajustável anualmente pelo índice de variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC);

III - em caso de reincidência, a multa prevista no inciso anterior será aplicada em dobro.

 

Art. 9º Caberá ao Executivo Municipal, por meio do órgão competente, baixar as demais normas visando à implantação, à divulgação e o cumprimento das disposições desta Lei.

 

Art. 10. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Mando, portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução desta Lei pertencer, que a cumpram e a façam cumprir, tão inteiramente como nela se contém.

 

Prefeitura do Município de Varginha, 09 de julho de 2014; 131º da Emancipação Político-Administrativa do Município.

 

 

VÉRDI LÚCIO MELO

PREFEITO MUNICIPAL, EM EXERCÍCIO

 

 

MIRIAN LÊDA AGUIAR OLGADO

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

CARLOS HONÓRIO OTTONI JÚNIOR

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE GOVERNO