Prefeitura de Varginha

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Página Inicial Legislação Municipal Decretos 2010 DECRETO Nº 5.276/2010 DISPÕE SOBRE AS DESCRIÇÕES E AS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS EFETIVOS DA FUNDAÇÃO

DECRETO Nº 5.276/2010 DISPÕE SOBRE AS DESCRIÇÕES E AS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS EFETIVOS DA FUNDAÇÃO

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE VARGINHA

 

DECRETO Nº 5.276/2010

 

 

DISPÕE SOBRE AS DESCRIÇÕES E AS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS EFETIVOS DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DO MUNICÍPIO DE VARGINHA - FHOMUV.

 

 

O Prefeito do Município de Varginha, Estado de Minas, no uso de suas atribuições legais e, consubstanciado nas disposições legais aplicáveis à espécie, em especial do contido no bojo do Processo Administrativo nº 91/2010;

 

D E C R E T A :

 

Art. 1º Ficam estabelecidas, para todos os efeitos legais, as descrições e as atribuições dos cargos efetivos da estrutura administrativa da Fundação Hospitalar do Município de Varginha - FHOMUV, conforme as disposições constantes do ANEXO ÚNICO do presente Decreto.

 

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

Prefeitura do Município de Varginha, 21 de julho de 2010.

 

 

EDUARDO ANTONIO CARVALHO

PREFEITO MUNICIPAL

 

 

ANIEL PEREIRA BRAGA FILHO

DIRETOR GERAL HOSPITALAR

 

 

Fundação Hospitalar do Município de Varginha

 

Cargo: TNS/Médico Nutrólogo

 

DESCRIÇÃO SUMÁRIA:

 

Realizam consultas e atendimentos médicos especializado; tratam pacientes e clientes; implementam ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas; coordenam programas e serviços em saúde, efetuam perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaboram documentos e difundem conhecimentos da área médica.


 

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES:

 

  1. Realizar interconsulta, consulta e atendimento médico especializado, realizando anamnese, exame físico, levantando hipóteses diagnósticas;

  2. Realizar interconsulta, consulta e atendimento médico especializado, realizando anamnese, exame físico, levantando hipóteses diagnósticas;

  3. Solicitar exames complementares;

  4. Solicitar interconsultas, interpretar dados de exame clínico e exames complementares;

  5. Diagnosticar estado de saúde de pacientes, discutir o diagnóstico, prognóstico e tratamento com o paciente, responsáveis e familiares;

  6. Realizar visitas diárias aos pacientes em ambiente hospitalar, realizar atendimento de urgência e emergência – eventualmente;

  7. Indicar e prescrever tratamento;

  8. Monitorar estado de saúde de todos os pacientes hospitalizados, incluindo CTI, dentro da especialidade;

  9. Promover atividades educativas, elaborar prontuários, emitir receitas, emitir prontuários;

  10. Elaborar juntamente com a equipe multidisciplinar, protocolos de condutas médicas, na especialidade (padronização de dietas enterais e parenterais);

  11. Atuar juntamente com equipe multidisciplinar;

  12. Participar das Comissões Internas de Nutrição e Dietética e Farmacoterapêutica;

  13. Elaborar procedimentos operacionais padrão, material informativo e normativo, preencher formulários de notificação compulsória;

  14. Organizar curso de educação continuada, efetuar atendimento humanizado;

  15. Buscar constantemente o melhor desempenho no ambiente de trabalho, observando as seguintes prescrições de comportamento ou conduta: assiduidade, pontualidade, obediência e respeito à hierarquia, disciplina, iniciativa, produtividade, interesse, qualidade e atenção no trabalho, dedicação, eficiência, zelo na utilização dos materiais e equipamentos de patrimônio público, bom relacionamento com as chefias, colegas e munícipes, disponibilidade permanente para colaborar com chefia e/ou colegas, acatamento de ordens, assimilamento de novos métodos de trabalho, etc;

  16. Comunicar à chefia imediata os fatos que possivelmente infrinjam os preceitos da lei do exercício profissional;

  17. Contribuir com suas atividades laborais para que as normas e procedimentos técnicos e administrativos estabelecidos atendam às legislações federais, estaduais e municipais;

  18. Cumprir as normas estabelecidas de biossegurança, seguindo criteriosamente todas as medidas de prevenção preconizadas, para evitar contaminações e acidentes;

  19. Coordenar equipe de trabalho, informando-lhe dados técnicos e administrativos;

  20. Manter-se atualizado, ampliando seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais, participando de treinamentos, cursos, palestras e reuniões técnicas, visando o desenvolvimento profissional e a excelência na prestação dos serviços;

  21. Motivar equipe, administrar conflitos, planejar escala de férias, identificar necessidade de contratação de pessoal, opinar sobre demissão ou desligamento de funcionários, identificar necessidades de novos equipamentos, participar na elaboração de normas e manuais de procedimentos e orientar funcionários quanto a utilização e manutenção de equipamentos;

  22. Receber visitantes, munícipes, servidores e fornecedores atendendo-os pessoalmente ou por telefone com educação, boa vontade e presteza, de acordo com o padrão da ética profissional, aplicando tratamento adequando a todos, sem distinção, fornecendo informações claras e precisas, revendo as questões com agilidade, contactando e encaminhando aos setores competentes para que sejam solucionadas as dificuldades ou necessidades apresentadas;

  23. Executar outras atribuições correlatas ao cargo, de igual nível de complexidade e responsabilidade.

 

 

 

Perfil Profissiográfico

 

Cargo: TNS/Médico Nutrólogo e Dosimetrista

 

Escolaridade: Nível Superior

 

 

CARACTERÍSTICAS

PARÂMETRO

DESCRIÇÃO

Adaptabilidade

elevado

Capacidade do indivíduo adaptar-se as mais diversas situações.

Atenção c/ o outro

elevado

Importar-se com as necessidades e sentimentos dos outros.

Auto-confiança

elevado

Apresentar atitudes de autodomínio estabelecendo contatos de forma resoluta e decidida.

Capacidade de Liderança

adequado

Capacidade de gerenciar a equipe em todos os aspectos.

Concentração

elevado

Capacidade de desenvolver atividades de maneira ordenada e concretizada.

Controle Emocional

elevado

Habilidade de reconhecer as próprias emoções diante de um estímulo,controlando-as de forma que não interfiram em seu comportamento.

Dinamismo

elevado

Capacidade de investir em objetivos até que sejam alcançados.

Domínio Psicomotor

adequado

Movimentar o corpo com equilíbrio, atendendo as solicitações psíquicas e ou emocionais.

Flexibilidade

elevado

Agir com desenvoltura frente as mais diversas situações e ou ideias.

Fluência Verbal

adequado

Capacidade em comunicar-se de forma compreensível e agradável.

Honestidade

adequado

Respeitar os limites alheios com probidade e decoro.

Impulsividade

diminuída

Reagir de forma brusca e intensa diante de estímulos internos e ou externos.

Iniciativa

adequado

Capacidade em empreender e propor novas atitudes e/ou ideias.

Inteligência

elevado

Capacidade de adquirir novos conhecimentos e aliar à conceitos já estabelecidos.

Maturidade

adequado

Desenvolvimento físico e psíquico de acordo com a idade cronológica.

Planejamento

adequado

Sempre pensar e observar antes de agir e falar.

Relacionamento

elevado

Tratar as pessoas com respeito, honra e estima.

Responsabilidade

elevado

Capacidade de tomar decisões e cumprir suas atividades de forma coerente.

Sociabilidade

adequada

Capacidade de relacionar com as pessoas de maneira harmoniosa.

 

 

 

Análise de Cargos

 

  • TNS/Médico Nutrólogo:

No desempenho de suas atividades laborais, o referido profissional está exposto à:

- agentes patogênicos, qualificados e controlados conforme preconizam as leis vigentes, em virtude do atendimento à pacientes portadores de diversas patologias.

- atenção e responsabilidade, em virtude das atribuições inerentes da função.

- o ambiente onde executará suas atividades, possui iluminamento e ventilação compatíveis com os exigidos pelas normas vigentes.

- em virtude dos agentes inerentes do ambiente de saúde, o profissional deve estar em dia com o esquema de vacinas e apresentar cartão de controle no ato de sua admissão.

- deve ser conhecedor das práticas constantes na Norma Regulamentadora 32 do Ministério do Trabalho e Emprego e de Gerenciamento de Resíduos de Saúde da ANVISA – RDC 306.

 

 

Fundação Hospitalar do Município de Varginha

 

 

CARGO: DOSIMETRISTA

 

DESCRIÇÃO SUMÁRIA

 

Preparam materiais e equipamentos para exames radioterápicos; operam aparelhos médicos para produzir imagens e gráficos funcionais como recurso auxiliar ao diagnóstico e terapia. Preparam pacientes e realizam planejamentos; prestam atendimento aos pacientes fora da sala de exame, realizando as atividades segundo boas práticas, normas e procedimento de biossegurança e código de conduta. Mobilizam capacidades de comunicação para registro de informações e troca de informações com a equipe e com os pacientes. Supervisionam equipe de trabalho.


 

 

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES:

 

1. Averiguar condições técnicas de equipamentos e acessórios;

2. Requerer equipamentos e acessórios de planejamento radioterápicos;

3. Adaptar agenda para atendimento de clientes prioritários;

4. Ordenar sequência de planejamentos, receber pedido e prontuários dos clientes;

5. Efetuar e auxiliar o planejamento de radioterapia, de acordo com o médico radioterapeuta e sob a supervisão do Físico;

6. Preparar o cliente para o planejamento, verificando suas condições físicas e seu preparo;

7. Orientar o cliente sobre cuidados antes, durante e após planejamento radioterápico;

8. Discutir caso com equipe de trabalho;

9. Requerer a manutenção e calibração (IPEN) dos equipamentos;

10. Organizar curso de educação continuada, efetuar atendimento humanizado;

11. Documentar o plano de tratamento e transferi-lo aos técnicos/tecnólogos para a execução do mesmo;

12. Realizar a calibração dos feixes de tratamento e participar do controle de qualidade dos equipamentos;

13. Participar do projeto de simulação, onde se define o posicionamento e se adquire parâmetros do paciente para uso no planejamento (manual ou computadorizado).

14. Buscar constantemente o melhor desempenho no ambiente de trabalho, observando as seguintes prescrições de comportamento ou conduta: assiduidade, pontualidade, obediência e respeito à hierarquia, disciplina, iniciativa, produtividade, interesse, qualidade e atenção no trabalho, dedicação, eficiência, zelo na utilização dos materiais e equipamentos do patrimônio público, bom relacionamento com as chefias e colegas, acatamento de ordens, assimilação de novos métodos de trabalho, etc;

15. Comunicar à chefia imediata os fatos que possivelmente infrinjam os preceitos da lei do exercício profissional;

16. Contribuir em suas atividades laborais para que as normas e procedimentos técnicos e administrativos estabelecidos atendam às legislações federais, estaduais e municipais;

17. Cumprir as normas estabelecidas de biossegurança, seguindo criteriosamente todas as medidas de prevenção preconizadas, para evitar contaminações e acidentes;

18. Coordenar equipe de trabalho, informando-lhe dados técnicos e administrativos;

19. Manter-se atualizado, ampliando seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais, participando de treinamentos, cursos, palestras e reuniões técnicas, visando o desenvolvimento profissional e a excelência na prestação dos serviços;

20. Motivar equipe, planejar escala de férias, identificar necessidade de contratação de pessoal, decidir sobre admissão ou desligamento de funcionários, identificar necessidades de novos equipamentos, participar na elaboração de normas e manuais de procedimentos e orientar funcionários quanto a utilização e manutenção de equipamentos;

21. Receber visitantes, munícipes, servidores e fornecedores atendendo-os pessoalmente ou por telefone com educação, boa vontade e presteza, de acordo com os padrões da ética profissional, aplicando tratamento adequado a todos sem distinção, fornecendo informações claras e precisas, resolvendo as questões com agilidade, contactando e encaminhando aos setores competentes as dificuldades ou necessidades apresentadas para que sejam solucionadas;

22. Executar outras atribuições correlatas ao cargo, de igual nível de complexidade e responsabilidade;

 

 

Análise de Cargos

 

  • Dosimetrista:

No desempenho de suas atividades laborais, o referido profissional está exposto à:

- radiação ionizante, quantificados e controlados conforme preconizam as leis vigentes, em virtude do desempenho de suas atividades.

- agentes patogênicos, qualificados e controlados conforme preconizam as leis vigentes, em virtude do planejamento para tratamento à pacientes portadores de diversas patologias.

- atenção e responsabilidade em virtude das atribuições inerentes à função.

- os ambientes onde executará suas atividades, possuem iluminamento e ventilação compatíveis com os exigidos pelas normas vigentes.

- em virtude dos agentes inerentes do ambiente de saúde, o profissional deve estar em dia com o esquema de vacinas e apresentar cartão de controle no ato de sua admissão.

- deve ser conhecedor das práticas constantes na Norma Regulamentadora 32 do Ministério do Trabalho e Emprego e de Gerenciamento de Resíduos de Saúde da ANVISA – RDC 306.

 

 

Fundação Hospitalar do Município de Varginha

 

CARGO: Técnico de Informática

 

DESCRIÇÃO SUMÁRIA:

 

Consertam e instalam, desenvolvem dispositivos, fazem manutenções corretivas e preventivas de equipamentos de informática, sugerem mudanças no processo, criam e implementam dispositivos de informação. Treinam, orientam e avaliam o desempenho de operadores. Estabelecem comunicação oral e escrita para agilizar o trabalho, redigem documentação técnica e organizam o local de trabalho.

 

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES:

  1. Avaliar o funcionamento dos aparelhos de informática, conforme padrões de desempenho e especificações. Identificar defeitos em equipamentos de informática e suas causas. Interpretar esquemas elétricos de equipamentos de informática. Identificar componentes eletrônicos, substituindo os danificados, se necessário. Fazer calibração de equipamentos de informática e testá-los com instrumentos de precisão;

  2. Inspecionar equipamento e/ou aparelho visualmente e avaliar ambiente e condições de instalação do mesmo, simulando testes em condições diversas;

  3. Identificar a alteração ou mudança do dispositivo, demonstrando seu benefício e calculando seu custo. Especificar componentes eletrônicos. Montar e testar circuitos eletrônicos;

  4. Fazer manutenção corretiva dos equipamentos, deslocando-se para manutenção in loco e levantando dados sobre o problema com o usuário. Identificar os defeitos e/ou problemas dos equipamentos, analisando suas causas e corrigindo-os. Testar o equipamento e analisar seu esquema elétrico;

  5. Fazer manutenção preventiva dos equipamentos, cumprindo o plano preestabelecido e identificando necessidade de realizar manutenção. Trocar peças conforme vida útil preestabelecida. Conferir ajustes conforme o padrão e testar o funcionamento do equipamento;

  6. Sugerir mudanças de processo de produção, criando e implementando dispositivos de automação. Instalar equipamentos eletrônicos, simulando o processo produtivo;

  7. Treinar pessoas: transmitir conhecimentos técnicos para operadores e orientá-los sobre condições de risco de acidentes, assim como habilitá-los para a função e avaliar seus desempenhos operacionais;

  8. Organizar o local de trabalho selecionando material bom e/ou rejeitado, organizando e desligando ferramentas e instrumentos, limpando a área de trabalho com material adequado e protegendo os equipamentos dos resíduos;

  9. Participar de reuniões técnicas com pessoal interno e externo, estabelecendo relações funcionais e lidar com clientes e fornecedores;

  10. Redigir documentos: descrever procedimento de trabalho. Preencher e emitir laudos e relatórios técnicos. Elaborar gráficos de resultados positivos e negativos. Preencher formulário de disposição de peças rejeitadas. Registrar ocorrências;

  11. Conhecer informática para operar aplicativos padronizados, seguindo normas técnicas vigentes;

  12. Organizar curso de educação continuada, efetuar atendimento humanizado;

  13. Buscar constantemente o melhor desempenho no ambiente de trabalho, observando as seguintes prescrições de comportamento ou conduta: assiduidade, pontualidade, obediência e respeito à hierarquia, disciplina, iniciativa, produtividade, interesse, qualidade e atenção no trabalho, dedicação, eficiência, zelo na utilização dos materiais e equipamentos do patrimônio público, bom relacionamento com as chefias, colegas e munícipes, disponibilidade permanente para colaborar com a chefia e/ou colegas, acatamento de ordens, assimilamento de novos métodos de trabalho, etc;

  14. Comunicar à chefia imediata os fatos que possivelmente infrinjam os preceitos da lei do exercício profissional;

  15. Contribuir em suas atividades laborais para que as normas e procedimentos técnicos e administrativos estabelecidos atendam às legislações federais, estaduais e municipais;

  16. Cumprir as normas estabelecidas de biossegurança, seguindo criteriosamente todas as medidas de prevenção preconizadas, para evitar contaminações e acidentes;

  17. Coordenar equipe de trabalho, informando-lhe dados técnicos e administrativos;

  18. Manter-se atualizado, ampliando seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais, participando de treinamentos, cursos, palestras e reuniões técnicas, visando o desenvolvimento profissional e a excelência na prestação dos serviços;

  19. Motivar equipe, administrar conflitos, identificar necessidades de novos equipamentos, participar na elaboração de normas e manuais de procedimentos e orientar funcionários quanto a utilização e manutenção de equipamentos;

  20. Receber visitantes, munícipes, servidores e fornecedores atendendo-os pessoalmente ou por telefone com educação, boa vontade e presteza, de acordo com os padrões da ética profissional, aplicando tratamento adequado a todos sem distinção, fornecendo informações claras e precisas, resolvendo as questões com agilidade, contactando e encaminhando aos setores competentes para que sejam solucionadas as dificuldades ou necessidades apresentadas;

  21. Executar outras atribuições correlatas ao cargo, de igual nível de complexidade e responsabilidade.

 

 

Perfil Profissiográfico - Cargo: Técnico de Informática

 

Escolaridade: Nível Médio

 

CARACTERÍSTICAS

PARÂMETRO

DESCRIÇÃO

Adaptabilidade

adequado

Capacidade do indivíduo adaptar-se as mais diversas situações.

Atenção c/ o outro

adequado

Importar-se com as necessidades e sentimentos dos outros.

Auto-confiança

adequado

Apresentar atitudes de autodomínio estabelecendo contatos de forma resoluta e decidida.

Capacidade de Liderança

adequado

Capacidade de gerenciar a equipe em todos os aspectos.

Concentração

elevado

Capacidade de desenvolver atividades de maneira ordenada e concretizada.

Controle Emocional

adequado

Habilidade de reconhecer as próprias emoções diante de um estímulo,controlando-as de forma que não interfiram em seu comportamento.

Dinamismo

adequado

Capacidade de investir em objetivos até que sejam alcançados.

Domínio Psicomotor

adequado

Movimentar o corpo com equilíbrio, atendendo as solicitações psíquicas e ou emocionais.

Flexibilidade

adequado

Agir com desenvoltura frente as mais diversas situações e ou ideias.

Fluência Verbal

adequado

Capacidade em comunicar-se de forma compreensível e agradável.

Honestidade

adequado

Respeitar os limites alheios com probidade e decoro.

Impulsividade

diminuída

Reagir de forma brusca e intensa diante de estímulos internos e ou externos.

Iniciativa

adequado

Capacidade em empreender e propor novas atitudes e/ou ideias.

Inteligência

elevado

Capacidade de adquirir novos conhecimentos e aliar à conceitos já estabelecidos.

Maturidade

adequado

Desenvolvimento físico e psíquico de acordo com a idade cronológica.

Planejamento

adequado

Sempre pensar e observar antes de agir e falar.

Relacionamento

adequado

Tratar as pessoas com respeito, honra e estima.

Responsabilidade

elevado

Capacidade de tomar decisões e cumprir suas atividades de forma coerente.

Sociabilidade

adequada

Capacidade de relacionar com as pessoas de maneira harmoniosa.

 

 

Análise de Cargos

 

  • Técnico de Informática:

 

No desempenho de suas atividades laborais, o referido profissional está exposto à:

- agentes geradores de estresse devido ao ritmo excessivo de trabalho e em virtude das responsabilidades inerentes de seu cargo, exigindo posturas incorretas. Seguir normatização estabelecida pelo serviço de fisioterapia.

- exposição a riscos de choques elétricos, quando de manutenção dos microcomputadores.

- o ambiente onde executará suas atividades, possui iluminamento e ventilação compatíveis com os exigidos pelas normas vigentes.

- em virtude dos agentes inerentes do ambiente de saúde, o profissional deve estar em dia com o esquema de vacinas e apresentar cartão de controle no ato de sua admissão.

- deve ser conhecedor das práticas constantes na Norma Regulamentadora 32 do Ministério do Trabalho e Emprego e de Gerenciamento de Resíduos de Saúde da ANVISA – RDC 306.