Técnicos, artistas, secretários municipais e gestores de cultura de 24 cidades do Sul de Minas estão interligados em uma rede virtual de cultura. Todos têm em comum a passagem no curso de capacitação do Projeto “Cidades Culturais – Identidade Brasileira”, em Varginha. Foi o primeiro passo para se criar um grupo homegêneo, que trabalha a cultura regional. Através do Fórum, os agentes culturais mantém contato pela internet e articulam as próximas ações do grupo. A iniciativa é do maestro Cassiano Maçaneiro, de Varginha, e do cantor Machadense Platinny Paiva, e incluí todos os alunos que fizeram o curso. “A proposta é se tornar uma referência em questões ligadas à cultura no Sul de Minas, tanto nas discussões sobre a realidade e os rumos das políticas culturais de nossa região como na divulgação de eventos do calendário cultural da região”, diz Cassiano.
O fórum é atualizado diariamente pelos integrantes do grupo. A ideia é abrir o espaço para que mesmo pessoas que não participaram do Projeto “Cidades Culturais” possam opinar sobre a cultura no Sul de Minas. O “Cidades” foi promovido pelo Instituto de Gestão Tecnológica e Associação Brasileira dos Municípios, com apoio da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), Ministério da Cultura e Prefeitura de Varginha, através da Fundação Cultural do Município. “Varginha foi o primeiro município a receber o Projeto Cidades Culturais, o que mostra o empenho do prefeito Eduardo Carvalho junto ao governo federal, quando reivindicou o projeto para Varginha. Agora começam a surgir os primeiros frutos deste trabalho”, lembra a diretora-superintendente da Fundação Cultural de Varginha, Paula Andréa Direne Ribeiro.
A foto mostra o grupo durante reunião na cidade de Campanha. Na oportunidade, a acolhedora recepção da Prefeitura de Campanha propiciou aos membros do Fórum conhecer os atrativos culturais da cidade, representados por seu amplo acervo de patrimônios históricos tombados. As reuniões continuam, uma vez por mês.
< Anterior | Próximo > |
---|