Confira o resultado da última avaliação física feita pela Prefeitura/Semel

Seg, 17 de Outubro de 2016 13:49
Imprimir

Semel realiza mais um dia de Avaliação Física 

 

Dados mostram que a população tem que deixar o sofá de lado e fazer atividades físicas - sempre sob orientação de um profissional qualificado

 

foi na Academia de Rua do Santa Maria

 

 

 

         No dia 1º de outubro a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel),  realizou mais um dia Avaliação Física,  desta vez  na academia de rua do Santa Maria, quando foram avaliadas 47 pessoas, sendo 35 mulheres e 12 homens. De acordo com essa avaliação, foram levantados vários dados que servirão de alerta para a população, confirmando a importância da atividade física como PROMOÇÃO DA SAÚDE.

 

         Das 47 pessoas avaliadas, 24 pessoas, sendo 19 mulheres 5 homens, apresentaram problemas de hipertensão.       Cerca de 54% dos avaliados, ou seja, 25 pessoas, apresentam algum problema ósseo ou articular (coluna, joelho ou osteoartrite), sendo 19 mulheres e 6 homens. Outro fator importante verificado foi que 35% dos avaliados relataram sofrer de alguma doença psicológica como ansiedade, depressão e/ou stress.      No que diz respeito ao percentual de gordura, 21 pessoas estão classificadas na faixa de sobrepeso ou obesidade, sendo 11 mulheres e 10 homens. Um número altíssimo totalizando 45% dos avaliados!

 

         Em relação ao IMC (índice de massa corporal), esse percentual sobe ainda mais! Das 47 pessoas avaliadas, 62% estão classificadas acima do padrão normal, apresentando excesso de peso por metro quadrado, totalizando 29 pessoas. Para finalizar, no que diz respeito à quantidade de pessoas que utilizam medicamentos (fornecidos pelo município ou estado) e a quantidade de medicamentos que utilizam, das 47 pessoas avaliadas, 32 utilizam medicamentos, sendo 25 mulheres e 7 homens, o que representa 68% do público avaliado. Além disso, se somarmos a quantidade de medicamentos que estas 32 pessoas utilizam, chegamos  a um número ABSURDO de 92.

 

         O que queremos mostrar e provar com os resultados dessa avaliação?

 

         Que está na hora de sair do sofá e começar a se exercita.! Temos que combater o sedentarismo que está nos consumindo a cada dia, que nos traz obesidade, problemas de coluna e joelhos, ansiedade, depressão, stress, problemas como a hipertensão e colesterol alto. Tudo isso poderia e deveria ser combatido com exercícios físicos e alimentação saudável.

 

         Sem contar, o quanto poderíamos estar reduzindo a quantidade de pessoas que vão até as policlínicas, PSF e UPA por motivos mínimos que poderiam estar sendo combatidos com ATIVIDADE FÍSICA. Isso é PROMOÇÃO DA SAÚDE e também MEDICINA PREVENTIVA.

 

         É inegável os benefícios da atividade física para o corpo e para a mente. Está comprovado cientificamente que os exercícios físicos regulares (com profissional habilitado e dosagem adequada) desencadeiam uma série de respostas hormonais benéficas ao bem estar e melhoram fisiologicamente o funcionamento do organismo, combatendo os males que atingem a saúde da população e a sua continuidade auxilia o reestabelecimento do equilíbrio.

 

         Então, levante do sofá, saia de casa, sacuda a poeira! Hora de malhar! Antes de tudo, vá ao médico. Faça um checkup. Depois, procure um Professor de Educação Física formado e habilitado, para saber quais os exercícios que você pode fazer!Avaliação