1º Seminário Sul Mineiro de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares

Qua, 26 de Maio de 2010 11:56
Imprimir

DSC09638

Acontece hoje (26) em Varginha, o 1º Seminário Sul Mineiro de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares. O evento marca o início da valorização da agricultura familiar baseada no cultivo de plantas que contribuem para o bem-estar e qualidade de vida, com o lançamento do Programa de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares em Varginha. O programa visa resgatar, através da pesquisa, o conhecimento e a utilização das plantas medicinais para o tratamento das mais diversas doenças com divulgação de ensinamentos para a população, sobre o uso correto dessas plantas. Também será abordado no evento o Programa de Fitoterápicos do Sistema Único de Saúde (SUS) e aplicação da Fitoterapia na Odontologia.

DSC09639

Na abertura do evento, o prefeito Eduardo Carvalho disse que ficará feliz no dia em que a Secretaria de Saúde estiver tratando seus pacientes com plantas medicinais, pois esse método é um avanço para a medicina. O evento com o apoio de vários parceiros e de Leis que liberam e regulamentam o cultivo e uso de plantas medicinais, aromáticas e condimentares em programas governamentais.

Para dar início às palestras do dia, houve a apresentação do Grupo Sabor e Saúde, que é a Associação dos Produtores Orgânicos de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares de Varginha. A seguir, teve início a primeira palestra do Seminário, apresentando o Programa de Fitoterápicos no Sistema Único de Saúde, com a farmacêutica da prefeitura de Betim, Dra. Jaqueline Guimarães.

Cerca de 200 pessoas assistiram a primeira parte do evento, que contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde Dr. Fausto Geraldelli e também de outros Secretários Municipais de Varginha.

Em junho a EPAMIG estará lançando uma publicação sobre o potencial das plantas medicinais, através da Revista Informe Agropecuário. Segundo dados da Federação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Febrafarma), existem 512 medicamentos fitoterápicos registrados hoje, cujo mercado movimenta cerca de US$160 milhões no Brasil, com crescimento acima de 15% nas vendas internas. 

 

No período da tarde as palestras continuam: Aplicação da fitoterapia na odontologia – apresentada pelo Dr. Ricardo Murta; o Programa de Farmácias Vivas – casos de sucesso no Ceará, com o engenheiro agrônomo Renato Innecco, da Universidade Federal do Ceará (CE); e A Cooperação como Estratégia de Negócio, ministrada pela consultora do SEBRAE – MG, Andréa Salermo Miguel Souza. O evento está acontecendo no Teatro Mestrinho Marista e é uma realização da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) em parceria com a Prefeitura Municipal de Varginha.